Incêndio devasta vegetação nas proximidades da Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas

 






A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos encontrou vários indícios de que o incêndio nas proximidades da Barragem Luiz Vieira e arredores do morro da Capelinha do Bom Jesus tenha sido criminoso. 
Desde deste domingo (14), que as chamas consomem o local,  voluntários da Brigada Gaviões da Chapada e brigadista da Gasa, juntamente com funcionários da Secretaria do Meio Ambiente tentam debelar as chamas. Por causa do clima seco e dos fortes ventos, o fogo tende a se alastrar.

Dilciléia Anjos, gestora da APA (Área de Proteção Ambiental) do Barbado, faz uma análise da situação:  "por estarmos no momento mais crítico da pandemia do coronavírus, com o surgimento de novas cepas,  é complicado acionar bombeiros de outras regiões pra combater o incêndio,  precisamos resguardar nossa equipe e toda a comunidade".
A gestora da APA complementa fazendo um apelo à população: "Não façam  limpeza de terrenos e até de quintais com fogo, caso seja necessário, por questões sanitárias, por favor! Comuniquem à Secretaria de Meio Ambiente. Vale salientar que queimada é crime ambiental previsto na Constituição Federal, Lei 9.605/98 - artigo 41".
ASCOM

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA