menu

cmp

cmp

cido

cido

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Rio de Contas/BA: Barragem Luiz Vieira está muito perto de sangrar

 


Com aproximadamente 70 milhões de metros cúbicos de água acumulada, a Barragem Luiz Vieira localizada em Rio de Contas nunca esteve tão cheia desde 2010. Naquela ocasião, o açude iniciou uma fase de esvaziamento, com risco grave de entrar em colapso em meados de 2013 quando chegou a pouco mais de 13 milhões de metros cúbicos.
Além de ostentar a fama de maior lago articial da região, a represa abastece com água potável os municípios de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas.

Mas ela também foi construída com o propósito de garantir o abastecimento d'água o Projeto de Irrigação do Brumado, com 5.000 ha, bem como suprir de água mais de 200 ha de um sistema já existente de irrigação tradicional, bem como o desenvolvimento da piscicultura.

Antes o imenso reservatório tinha capacidade total de 105 milhões de metros cúbicos mas foi perdendo espaço devido ao assoreamento. Os estudos atuais apontam que a sua capacidade não passa de 99.300.000 cúbicos.


Um aspecto importante a ser esclarecido é que a barragem apresentava erosões no talude da jusante, bem como desgastes nos equipamentos de controle de vasão, isso ocorreu devido a ação do tempo e a falta de manutenção.

Uma equipe de engenheiros e operários do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) está há 5 meses no local finalizando o processo de manutenção. Engenheiros e Técnicos descartam qualquer possibilidade de rompimento da Barragem e garatem que o equipamento está completamente reformado e seguro.

Falta bem pouco para o nível da água atingir o sangradouro do açude. A expectativa é que com uma elevação de mais 3 metros ela possa sangrar. Para se ter um ideia, a última que vez que esse fenômeno aconteceu foi há 15 anos atrás.

O cenário anima moradores e agricultores quem vem à Barragem simplesmente celebrar a cheia, a fartura, a água começando a sobrar em uma região que já estava acostumada a conjugar o verbo “faltar”. Comemoração tirando selfies, agradecendo a Deus pelo ano de muita chuva.

Barragem cheia, aliada à uma boa gestão de seus recursos, é sinomino de prosperidade e qualidade de vida à toda população. Estimula a diversificação da produção agrícola, e porque não, sendo possivel sonhar com a estruturação de empreendimentos de agroturismo na nossa região.
Fonte: L12 Sudoeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE