Livramento de Nossa Senhora registra em um dia mais de 90 milímetros de chuva

 


Fortes chuvas têm sido registradas na Bahia neste mês de  novembro. Em Livramento de Nossa Senhora o mês de novembro iniciou com fortes chuvas, só nesses seis dias do mês, já choveu 228,90 mm. E somente nesta quinta-feira (05), choveu cerca de 93 mm na capital da manga e do maracujá. Segundo informações, hoje o pluviômetro na sede da ADIB registra 78,5 mm. 
Esse aumento tem explicação: as "ZCAS" (Zonas de Convergência do Atlântico Sul). Segundo meteorologistas, as chuvas estão acontecendo por conta da atuação de uma frente fria que ficou estacionada próximo a costa do estado, sob o oceano, e contribuiu para a formação de ZCAS, que é o principal sistema de chuvas no centro do país, e no verão são responsáveis por um período prolongado de chuva frequente e volumosas. Elas pairam sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Porém, elas podem se deslocar e acabam parando, por exemplo aqui na Bahia.

Com as chuvas desta última quinta, e da madrugada de hoje (06), o volume de água do açude Brumado alcançou 60,66% da sua capacidade total que antes era de 105 milhões de m³ e hoje sua capacidade total é de 99 milhões 352 m³. Nesta sexta-feira (06) o volume de água registrado na barragem é de 60. 267, 653 m³.
Fonte: radio88fm

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA