menu

cido

cido

SUPER CESTA 30/05/2020

domingo, 23 de agosto de 2020

Novo Horizonte não registra nenhum caso de Covid-19 desde o início da pandemia



Foto: Reprodução/Novo Horizonte em Foco 

Dos 417 municípios da Bahia, apenas quatro seguem sem casos positivos para Covid-19: Canápolis, Brotas de Macaúbas, Ipupiara e Novo Horizonte.

São cidades pequenas, com cerca de 10 mil habitantes, situadas nas regiões Oeste e Centro-Sul. Esses municípios aparentam não ter feito nada além do óbvio para conter a doença: barreiras sanitárias, distribuição de álcool em gel, distanciamento social e informação.
O levantamento feito com base em informações divulgadas pelos boletins da (Sesab) Secretaria da Saúde do Estado da Bahia somado a dados das prefeituras municipais até a manhã deste sábado(22).

Em Novo Horizonte, o prefeito Djalma Abreu dos Santos, Começou a fazer os testes em abril com pessoas que contavam ter sintomas e com aquelas que tiveram contato com suspeitos. O município já está há mais de cinco meses com barreiras sanitárias, sem transporte e a feira livre só permite vendedores locais. O prefeito declarou também que todos os dias as áreas com maior movimento passam por desinfecção, assim como as mercadorias que chegam de fora. Isso, segundo ele, desde o começo da pandemia. 

Djalma dos Santos considera que o acesso ao município, só por uma estrada, também tem uma parcela no freio ao coronavírus. “A BA-152 não ultrapassa Novo Horizonte. Ela para no município, e esse é um fator importantíssimo”, afirmou. Apesar dos 12,5 mil habitantes, com 4,6 mil na sede [IBGE], Novo Horizonte tem 62 povoados, o que exige algum trabalho para impedir a circulação do vírus.

As casas espaçadas uma das outras ajudam, mas segundo Djalma o acordo com a população é que faz o trabalho vingar. “O principal ponto é a interação da comunidade com a gestão. Sem a participação da sociedade, fica praticamente impossível dar certo”, avaliou.
Fonte: BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE