menu

cmp

cmp

cido

cido

SUPER CESTA 30/05/2020

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Rio de Contas/BA: Vigilância Sanitária ordena filas e distribui máscaras de tecido para a população



Fotos: Hudson Novais


Quem precisar enfrentar filas nos bancos e correspondentes bancários de Rio de Contas, irá se deparar com uma grata surpresa: 

profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio de agentes da Vigilância Sanitária, estão nesses locais fazendo a distribuição de máscaras de tecido, o ordenamento das filas e a conscientização da população sobre a importância de seguir, à risca, os protocolos de segurança preconizados pelas autoridades médicas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a fim de barrar a propagação do novo coronavírus.

As Secretarias de Administração e Infraestrutura fizeram as demarcações no chão para garantir o distanciamento social. A palavra de ordem é: "cada um no seu quadrado", literalmente. Essas são algumas das ações da Força-tarefa (união de todas as Secretarias) montada pela admistração municipal para proteger a população da COVID-19.

Na última reunião (28/04) entre o prefeito Cristiano Azevedo e seu secretariado ficou definido o papel de cada pasta na luta contra o coronavírus.

Nos portais da cidade, o trabalho de fiscalização dos caminhões de abastecimento do comércio ficou a cargo de cinco Secretarias: Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Agricultura e Administração. Os veículos serão pulverizados com um produto de limpeza e desinfecção de superfícies que extermina vírus, bactérias e outros microorganismos nocivos. Os motoristas que estiverem sem máscaras, vão receber gratuitamente esse EPI, assim como um vale de permanência na cidade, com tempo cronometrado para descarregar a mercadoria e retornar para o lugar de origem.

As ruas e locais onde há uma grande concentração de pessoas, também serão desinfectadas com o pulverizador disponibilizado pela Secretaria de Agricultura.

A organização e ações educativas na feira-livre são de responsabilidade das Secretarias de Administração e Infraestrutura. Estas duas Secretarias, em parceria com a empresa Teiú, irá instalar, em pontos estratégicos da cidade, lavabos móveis, a fim de garantir a higienização das mãos dos transeuntes.

Coube a Secretaria de Educação a tarefa de promover ações educativas em bares e restaurantes dos distritos e outras localidades, como também a distribuição do Decreto Municipal e máscaras para a população.

As Secretarias de Turismo e Meio Ambiente irão intensificar as ações de fiscalização nas pousadas, hotéis e pontos turísticos do município.

O recrudescimento das ações da Prefeitura Municipal contra o coronavírus é para garantir a saúde e o bem-estar da comunidade rio-contense. As campanhas de conscientização e distribuição de máscaras fazem parte desse pacote de medidas" A máscara é um método de barreira muito eficiente nesse momento de pandemia", ressalta o chefe da Vigilância Sanitária, Luiz Terêncio.

"A Secretaria de saúde continua com as orientações nos portais, no monitoramento e na atuação dos bares, com a ronda da vigilância sanitária para verificar o cumprimento do decreto, assistência a pacientes nas UBS e Hospital", complementa a secretária de Saúde, Sará Lafetá.
Por Marlúccia Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE