menu

cido

cido

SUPER CESTA 30/05/2020

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Mucugê tem quatro casos confirmados de Covid-19; três deles diagnosticados por critério clínico-epidemiológico



O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, tem mais três casos confirmados de infecção do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta quarta-feira (22). Os pacientes foram diagnosticados segundo critério clínico-epidemiológico contido no manual do Ministério da Saúde distribuído pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA).

O Jornal da Chapada entrou em contato com o secretário de Saúde do município, Igor Teles, que explicou o procedimento do manual do Cievs-BA. Segundo ele, o critério clinico-epidemiológico prevê que o paciente que tiver histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas, com outro paciente com diagnóstico confirmado laboratorialmente para Covid-19, e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica, também pode ser enquadrado como caso confirmado.

“Agora a Viep [Vigilância Epidemiológica] base regional está buscando alternativas para tentar viabilizar exames. Se conseguir, sai de critério clínico-epidemiológico e entra como suspeito aguardando resultado. Se não conseguir, mantém o boletim epidemiológico”, explica o titular da pasta.

Foi o que aconteceu com as três novas ocorrências. Os pacientes são familiares do primeiro caso confirmado que noticiamos aqui e, por isso, não se encaixam nos critérios para realizar a contraprova com exame laboratorial no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). De acordo com o manual, o laboratório realiza os exames nos casos que se encaixarem nos seguintes perfis:

1. Pacientes internados com suspeita de Covid-19;
2. Pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG)
3. Profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19, ou contactantes de casos confirmados de Covid-19 mesmo assintomáticos;
4. Pacientes que foram a óbito com suspeitas de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;
5. Pessoas com febre suspeitas de infecção, triadas nos aeroportos, portos e nas estradas.

Ainda com informações do titular da pasta de Saúde da cidade chapadeira, os pacientes estão em isolamentos domiciliar e recebendo os cuidados da equipe de saúde municipal. “A secretaria segue trabalhando com base em protocolos e orientações dos órgãos competentes do Estado”, completa Igor Teles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE