menu

SUPER CESTA 30/05/2020

cmp 05/05/2020

cmp 05/05/2020

cido

cido

sexta-feira, 13 de março de 2020

Novo Horizonte/BA: Pedras preciosas atrai chineses e população vive temor sobre coronavírus





Com pouca informação e muita insegurança, moradores da cidade de Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, estão apreensivos com a população flutuante de chineses na cidade, devido a china ser o epicentro mundial do surto de coronavírus.

O município de Novo Horizonte constitui uma área de risco, pelo fluxo de chineses que atuam no mercado das pedras preciosas que são produzidas no município. Portanto é de grande importância a circulação de informações para prevenção e redução de risco de infecção pelo novo Coronavírus, que já matou mais 600 pessoas na China

O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus – nCoV-2019, foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 14,5 mil casos registrados em 18 países, com 305 mortes, o que mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus.
É totalmente justificável, é claro, a preocupação da sociedade, incertezas e o medo que se instala por falta da devida informação. Por enquanto, temor e preocupações pairam na cidade, misturados também com doses de resignação, calma e esperança que tudo vai ficar bem entre os moradores. O ACOMARCA conversou com alguns deles na manhã de sexta-feira (7/1).
Na opinião do garimpeiro José Valter 37, Novo Horizonte pode correr mais risco que outras cidades do Brasil. "Se houver uma epidemia, pode partir daqui, e nós seríamos os mais vulneráveis", disse ele, que tenta porém evitar o alarmismo.
Mas a estudante Daniela, está preocupada. Para ela, é "lógico" que eles, moradores de Novo Horizonte estão mais sujeitos ao risco de contaminação pelo vírus em razão da proximidade com os chineses. "Óbvio que tem um risco. Para mim, tem perigo, sim."
O prefeito de Novo Horizonte, Djalma, não foi encontrado para comentar, mas segundo assessores, acredita estar tudo "sob controle".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

MAIS LIDAS DA SEMANA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE