menu

icones redes sociais

voz

clinica

clinica

COMPARTILHE COMSEUS AMIGOS

adsense

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Jussiape/BA: Chuvas constantes na região fazem barragem Duas Ilhas transbordar

Foto: Will Assunção/JUP

Após constantes chuvas na região, a barragem Duas Ilhas, em Jussiape, transbordou na madrugada de domingo para esta segunda-feira (3). 

 Em outubro deste ano, o município decretou situação de emergência por causa da seca. Nos últimos meses, o município viveu o drama da escassez de água após volume armazenado no sistema Duas Ilhas, que capta água do Contas, registrar saldo negativo.

A Defesa Civil Nacional reconheceu outros 146 municípios da Bahia que enfrentam dificuldades devido à escassez de água. O reconhecimento federal tem vigência por 180 dias, contados a partir da publicação das portarias no Diário Oficial da União.

 A Embasa, concessionária responsável pela gestão da água em Jussiape, que mantém um contrato com o município previsto para vencer em abril de 2019, não apresentou nenhum projeto para a melhoria da estrutura do sistema que abastece a cidade.

O Contas é um dos mais extensos rios do Estado da Bahia, cortando vários municípios da Chapada Diamantina, uma importante região turísticas do estado e do país.

Nos últimos anos, mesmo com as cheias esporádicas, a forte vazão do sistema Duas Ilhas não permanece por mais de uma semana. Muitos atribuem à evasão do volume da água às bombas, que irrigam plantações de maracujá ao longo das margens do rio. Outro fator que pode estar agravando a situação do rio é o assoreamento, já que, praticamente, não existe mais mata ciliar às margens do rio.

A falta de planejamento ambiental envolvendo o Contas e a barragem é uma crítica presente aos gestores municipais.

O vereador Edilando Brandão (MDB) defende a criação de uma comissão para organizar e fiscalizar o uso e a retirada, por bombas, da água do rio para a irrigação. Ele ressalta a necessidade do apoio técnico da Prefeitura Municipal de Jussiape com agrônomos e outros profissionais para esses produtores.

Embora as margens do Contas, nas proximidades da Duas Ilhas, seja ideal para quem deseja relaxar com a leitura de um livro, marcar um piquenique com os amigos, passear com a família, fotografar uma bela paisagem ou até mesmo aproveitar o pôr do sol, os visitantes têm encontrado lixo e até embalagens de agrotóxicos – o que oferece sério risco à saúde dos banhistas e de quem consome a água.
Fonte: jussiup.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

INÚBIA FOLIA 2018

INÚBIA FOLIA 2018
DIAS 28 E 29 DE DEZEMBRO

MAIS LIDAS DA SEMANA