menu

icones redes sociais

voz

clinica

clinica

COMPARTILHE COMSEUS AMIGOS

adsense

sábado, 7 de janeiro de 2017

Chapada: Fogo é totalmente controlado na localidade de Barro Branco em Lençóis, informa Sema



Fogo atingiu área dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Sema |

De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada o incêndio florestal que consumia a vegetação de uma área do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), na localidade de Barro Branco, município de Lençóis, foi totalmente controlado. Os dados foram encaminhados nesta sexta-feira (6), pela Secretária Estadual de Meio Ambiente (Sema), conforme a coordenação da operação Bahia Sem Fogo. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque, solicitou apoio do programa gerido pela Sema, que mobilizou o Corpo de Bombeiros Militares e disponibilizou um helicóptero com ‘Bambi Bucket‘, responsável pelo lançamento de água e transporte de equipamentos e pessoas à área atingida.

O incêndio foi controlado graças a atuação das brigadas do ICMBio e da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral) e do Corpo de Bombeiros, que contaram com o apoio do ‘Bambi Bucket’, que fez nove lançamentos de água no local. De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o governo baiano garantiu toda a estrutura (aeronave, equipamentos e veículos) utilizada para fortalecer as ações de prevenção e combate aos incêndios na Chapada Diamantina.


“Desde quando constatado o foco de incêndio no Barro Branco, a equipe do Bahia Sem Fogo atua em apoio ao ICMBio. Foram enviados para a região, bombeiros militares e brigadistas voluntários, treinados e equipados pela Secretaria, bem como a utilização da aeronave, que contribuiu tanto no combate, quanto no transporte das equipes aos locais mais distantes”, ressaltou Spengler.

Os grupos envolvidos na operação Bahia Sem Fogo, estão concentrados no monitoramento ao incêndio no Barro Branco. “Constatamos através de sobrevoo realizado na manhã desta sexta-feira [6], que o incêndio está controlado. Foi fundamental a atuação imediata e o trabalho intenso das brigadas, a utilização do helicóptero foi essencial para fazer o transporte das pessoas que trabalharam durante a madrugada. Ainda assim, equipes do Bahia Sem Fogo continuam monitorando a região para que não haja reignição”, explicou o sub comandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militares, Major BM Jean Vianey. Jornal da Informações da Sema
Via: Jornal da Chapada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

INÚBIA FOLIA 2018

INÚBIA FOLIA 2018
DIAS 28 E 29 DE DEZEMBRO

MAIS LIDAS DA SEMANA