icones redes sociais

MENU

voz

cido

cido

clinica

clinica

COMPARTILHE COMSEUS AMIGOS

adsense

domingo, 4 de fevereiro de 2018

#CHAPADA: Morro do Pai Inácio ganha escadarias para facilitar o acesso

Registro de todos os envolvidos, durante a entrega das obras. Foto: Prefeitura Municipal de Palmeiras

O morro chega aos 1.150m de altitude. Com uma vista fascinante, de onde se observa morros famosos como o do Camelo e os Três Irmãos, o atrativo tem o pôr do sol mais famoso da região, levando centenas de pessoas ao seu topo para contemplar o visual.


Morro do Pai Inácio visto da rodovia. Foto: Branco Pires

Intervenções oferecem também maior segurança e mobilidade no atrativo.

O visual do Morro do Pai Inácio é considerado o grande cartão postal da Chapada Diamantina. Situado no município de Palmeiras, ele fica ao lado da BR 242 (no km 345), onde chega-se facilmente de carro.

Escadarias instaladas na trilha. Foto: Prefeitura Municipal de Palmeiras

O passeio pode ser feito de carro até um estacionamento e depois, segue-se a pé durante aproximadamente 25 minutos de subida íngreme pelos lajedos, em um terreno razoavelmente acidentado. A caminhada é considerada leve por alguns e mais penosa para outros.
Melhorias no acesso
Devido ao volume e à diversidade de visitantes que o atrativo vem recebendo – estima-se que em torno de 50 mil pessoas passaram pelo Morro do pai Inácio no último ano – na última sexta-feira (02/02/18), a prefeitura municipal de Palmeiras, através da secretaria de desenvolvimento econômico e sustentável, entregou intervenções que irão oferecer maior segurança, acessibilidade e mobilidade no Parque Natural Municipal Morro do Pai Inácio. Para isso, foram instaladas escadarias com corre mão e parapeitos em locais estratégicos.
Parapeitos instaladas na trilha. Foto: Prefeitura Municipal de Palmeiras

Escadarias instaladas na trilha. Foto: Prefeitura Municipal de Palmeiras

As obras concluídas tiveram o aval da presidente nacional do IPHAN, Katia Bogea, que declarou que “a intervenção melhorou muito o acesso. Um patrimônio como o pai Inácio merece, sim, garantir o acesso ao máximo de pessoas possíveis”. Além dela, estiveram presentes também o prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães, o secretário de desenvolvimento econômico e sustentável, Marcelo Issa, Hermano Guanais, diretor do patrimônio imaterial do IPHAN, Maria Paula, antropóloga do IPHAN, Mateus Xavier, técnico arquiteto do IPHAN, Fernanda Pereira, assessora de comunicação do IPHAN, Yara Gonçalves, que faz parte da equipe da SEDESP e é Coordenadora geral do GAP, e o guia e monitor Gilson Santos.
Visitantes contemplam o pôr do sol. Foto: Pousada Mirante de Lençóis

Pôr do Sol no alto do Pai Inácio. Foto: @leobhmgbr

Quem é Pai Inácio?
Diz a lenda que este nome refere-se a um escravo que namorava às escondidas com a filha de um coronel. Perseguido por seus capangas, Inácio teria subido o morro e, sem ter para onde fugir, pulado com um guarda-chuvas aberto, para amenizar a queda. Segundo a tradição popular, o escravo conseguiu sobreviver.
Atrativo:
Distâncias de carro saindo de: Palmeiras 28km ; Lençóis 26km : Andaraí 100km ; Mucugê 148km.
Horário de visitação: 9h às 17h
Taxa de visitação: R$ 6,00
Fonte: guiachapadadiamantina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA: