icones redes sociais

MENU

voz

clinica

clinica

jadir cido

jadir cido

COMPARTILHE COMSEUS AMIGOS

adsense

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Rio De Contas/BA: Adutora da localidade Marcolino Moura foi entregue pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (1º)

Governador Rui Costa inaugura a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e implantação da adutora de água tratada, no município de Rio de Contas: Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

A água tratada está chegando com mais força para 4,5 mil moradores do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) da sede e a implantação da adutora da localidade Marcolino Moura foram entregues pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (1º).
Juntas, as obras representam um investimento de R$ 2 milhões, com recursos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). 

Para o governador, água é sinônimo de vida e de saúde. “Sem água tratada, não há saúde plena. Já entregamos mais de 1,7 mil postos de saúde nos municípios, mas não adianta ter posto de saúde e médico se o povo bebe água de qualidade ruim. Muitas sedes de cidades baianas não tinham água. Por isso, o ex-governador Jaques Wagner criou o programa Água para Todos. E hoje tenho a satisfação de estar aqui fazendo a entrega deste sistema de água”, afirmou.
Rui ainda convidou os prefeitos da região para fazer parcerias que levem água para os distritos de cada município. “Algumas dessas obras, a gente faz diretamente, licita, contrata uma empresa e vem fazer. Mas quando a gente faz em parceria com as prefeituras, com transferência de recursos ou de material, o prefeito realiza a obra de forma mais barata, mais rápida e atendendo mais pessoas”, acrescentou. O secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, também participou das inaugurações. 
Anatalino Pires tem 68 anos e vive há mais de 50 em Marcolino Moura, onde a água chegava apenas por gravidade e ficava mais fraca em tempo de estiagem. Agora, com a adutora, a água é bombeada por 12 quilômetros até o distrito. “Desde que começou a funcionar, o sistema nunca mais faltou. É água em abundância. A gente pode lavar, arrumar a casa, tem água para higiene, é importante para tudo”, afirma. 
Foram assentados 12.352 metros de tubulação para a interligação da localidade ao SAA de Rio de Contas, com construção de estação elevatória de água tratada, caixa de passagem de 20 metros cúbicos e caixas de quebra-pressão. Também foram construídos mais um reservatório apoiado - para abastecimento da zona alta e recuperação dos reservatórios apoiados existentes - e uma rede de distribuição com 1.349 metros. 
A captação é feita na barragem Luís Vieira, por dois conjuntos de bombas com vazão de 22,22 litros por segundo, uma adutora de água bruta com implantação de mais de mil metros de tubulação estação de tratamento com quatro filtros, casa de química, laboratório, sistema de reaproveitamento de água de processo e tratamento do iodo. A capacidade da nova estação é de 80 metros cúbicos por hora. 
“Nós estamos tirando as doenças veiculadas pela água sem tratamento e aumentando o rendimento das crianças na escola. Estamos também economizando na saúde. A cada real investido em água e saneamento, nós economizamos R$ 4 no sistema de saúde. Então, é uma obra prioritária”, destacou Cássio Peixoto. 
Chapadaemdestaque/com informações do GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA: