icones redes sociais

MENU

voz

clinica

clinica

jadir cido

jadir cido

COMPARTILHE COMSEUS AMIGOS

adsense

quinta-feira, 13 de abril de 2017

URGENTE: Estados Unidos lança sobre o Afeganistão a “mãe de todas as bombas”

Imagem da bomba MOAB GBU-43, a "mãe de todas as bombas" Foto: Reprodução

"A mãe de todas as bombas": assim é conhecida a MOAB GBU-43, o maior artefato não nuclear dos Estados Unidos, lançado nesta quinta-feira pelo Governo de Donald Trump sobre o Afeganistão. O explosivo foi desenvolvido durante a guerra do Iraque, mas nunca havia sido utilizado até agora, segundo fontes da rede de televisão CNN, confirmadas pelo Pentágono. O alvo era um esconderijo do  Estado Islâmico.

A bomba GBU-43 foi lançada às 19h32 hora local (2h32 do horário de Brasília) sobre uma rede de túneis da facção afegã do Estado Islâmico (ISIS-K, na sigla em inglês), no distrito de Achin, província de Nangarhar. O projétil, de 10 toneladas, se chama tecnicamente de MOAB (Massive Ordnance Air Blast) e, sem considerar o armamento nuclear, é o artefato explosivo mais potente disponível nos Estados Unidos.

A pouco tempo de completar 100 dias de Governo, Trump está deixando claro seu poder militar, mantendo seu discurso bélico de campanha. O anúncio do lançamento da bomba ocorre poucas horas após o Pentágono admitir ter matado por engano 18 rebeldes na Síria em um ataque aéreo.

O Pentágono destacou que tomou "todas as precauções" para evitar vítimas civis neste ataque sem precedentes no Afeganistão, mas ainda não há informações sobre mortos e feridos no lançamento da bomba MOAB GBU-43.
Fonte: EL PAÍS Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA: