icones redes sociais

MENU

voz

clinica

clinica

jadir cido

jadir cido

COMPARTILHE COMSEUS AMIGOS

adsense

sábado, 15 de abril de 2017

Tradição dos “caretas” é mantida em Inúbia durante a Semana Santa

Os Caretas”: tradição secular na celebração de Sábado de Aleluia em Inúbia
Foto: Chapada Em Destaque

Neste sábado (15), as ruas de Inúbia este ano foram tomadas, por dois grupos de “caretas”. Jovens e crianças de Inúbia e  do povoado de Curral De Varas mantiveram a tradição na Semana Santa. 
São pessoas de várias idades que se vestiram com trajes irreverentes e usando máscaras saíram pelas ruas com seus chicotes e fazendo muito barulho.

Eles percorreram o centro de Inúbia em busca de bebidas e dinheiro em estabelecimentos comerciais  e residências.
“ O povo de Inúbia nos recebeu muito bem, este ano teve dois  grupos,  mas deu para fazer uma boa festa. Este nosso grupo existe a muitos anos e fazemos isto com muito carinho”, disse o líder do grupo de Curral De varas.
O objetivo dos grupos de caretas é coletar bebidas e dinheiro para formar a tradicional brincadeira de Malhação do Judas. Geralmente na noite do Sábado de Aleluia para a madrugada de domingo de Páscoa, quando os católicos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo.
A brincadeira vem se mantendo graças ao espírito cultural que integra as manifestações populares, nesta época do ano. Por onde passam, os caretas arrancas risos das pessoas, mas há quem tenha medo. Muitas crianças, mesmo nos dias atuais, correm para dentro de casa quando escutam o estralar dos chicotes. Mas é inevitável que esta é uma tradição que fascina a todos durante a Semana Santa em Inúbia e região.
chapadaemdestaque.com

FOTOS













VÍDEO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA: