icones redes sociais

MENU

voz

cido

cido

clinica

clinica

COMPARTILHE COMSEUS AMIGOS

adsense

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Chapada: Poço Encantado é de deixar os visitantes boquiabertos; confira imagens



O poço tem 65 metros de profundidade, com águas ricas em calcário, e 110 metros de comprimento | FOTO: Branco Pires/Arquivo |

O Poço Encantado, que fica dentro dos limites do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, condiz realmente ao que o nome que tem. O poço fica localizado dentro de uma gruta com cerca de 70 metros de altura, onde o acesso pode ser considerado de grau médio. Após descer uma longa escadaria se chega à entrada da caverna. Daí em diante o acesso é íngreme e escuro, porém com a ajuda dos guias e das lanternas a visita à gruta se torna tranquila.

Conhecido internacionalmente por sua beleza única, o poço tem 65 metros de profundidade, com águas ricas em calcário, e 110 metros de comprimento. A água ganha um tom azulado e recebe raios de luz do sol que incidem diretamente sobre sua superfície, proporcionando um efeito visual encantador. É possível admirar esse efeito em qualquer época do ano, porém esse espetáculo da natureza é melhor visto no período de abril a setembro, no horário de 9h30 às 14h, onde a incidência dos raios costuma ser mais intensa, mas nada que prejudique sua ida nos outros meses do ano.


Nesse poço não é permitido banhar-se por conta de sua preservação, pois o encanto de sua cor azulada, intensa e transparente é devido à pureza de sua água, mas com certeza só de ver você vai ficar feliz e certo de que conhecer esse lugar vale muito a pena. Só são permitidas entradas de grupos com até 12 pessoas, que são acompanhadas do guia turístico do poço. Lá é recomendável que leve apenas água e máquina fotográfica para registrar os momentos.

A gruta é tombada pelo Ibama e dentre as curiosidades do poço, existe um habitante ilustre nas suas águas, lá mora um peixe muito raro: o bagre albino que tem em média 4,5 centímetros de comprimento, é cego e se guia por suas três antenas, alimentando-se dos detritos encontrados na gruta, ou seja, matéria orgânica, fezes de morcego e insetos. Nem é preciso falar do espetáculo da natureza e o quanto aprendemos mais em cada lugar como esse em que se pode visitar. É um local para entender e admirar acima de tudo. informações do Blog Venturas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do PORTAL INÚBIA.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA: