face twitter youtube

Fan page on Facebook Follow me Youtube Channel Ree feed

sociais compartilhar

MENU

NOSSA CLNICA

NOSSA CLNICA

RADIO

terça-feira, 21 de junho de 2016

7ª edição do Guia Chapada Diamantina traz roteiros inéditos



A Cachoeira da Fumacinha, em Ibicoara, foi a escolhida para a capa da nova edição | Foto: Tom Alves

Quem começa a planejar uma viagem à Chapada Diamantina, no coração da Bahia, logo se dá conta de que a tarefa não é fácil: são tantas cachoeiras, grutas, poços, trekkings e cidades singulares que é quase impossível não ficar confuso com tantas opções. Para ajudar nesta “empreitada”, o Guia Chapada Diamantina reúne dicas valiosas de quem reside e conhece a fundo a cultura, a história e os atrativos da região. Com 204 páginas repletas de fotos, mapas, opções de passeios, de hospedagem e de restaurantes, a 7ª edição do periódico revela aos viajantes 82 atrativos, sendo 21 novos, espalhados em 12 diferentes cidades e distritos.



A maior parte das novidades da publicação encontra-se no capítulo dedicado às cidades menos conhecidas, como Itaetê, que abriga o famoso Poço Encantado, um dos atrativos mais visitados de toda a Chapada. Os encantos, entretanto, vão muito além disso. Com grande potencial para o turismo de aventura, o município abriga paisagens de tirar o fôlego; como a Cachoeira Encantada, com 230 metros de altura e as três magníficas quedas d´água da Cachoeira do Herculano, com cerca de 120 metros.
A cidade de Morro do Chapéu, que está fora dos roteiros turísticos tradicionais, também faz parte da publicação. Com rico acervo natural, o município conta com atrativos dignos de uma visita, como a Cachoeira do Ferro Doido e a Vila do Ventura, importante geossítio dos tempos da mineração. Para Branca Pires, um dos idealizadores do Guia Chapada Diamantina, falar dos novos atrativos é também uma medida de preservação ambiental: “Este tipo de informação ajuda a desafogar os atrativos mais conhecidos e distribuir a visitação em diversos pontos, amenizando os impactos ambientais. A Chapada é linda e tem muita coisa para ser visitada!”, explica a diretora da Flora Comunicação.
No Sul da Chapada Diamantina, a cidade de Ibicoara é outro destaque do guia. O município vem ganhando espaço no turismo regional, principalmente por causa da majestosa Cachoeira do Buracão, no Parque Natural Municipal do Espalhado. Outras belezas naturais, como a cachoeira da Fumacinha, que ilustra a capa desta edição, também fazem muito sucesso entre os turistas, assim como as cachoeiras do Licuri e do Rio Preto.
Além dos atrativos, o Guia traz dicas úteis para planejar a sua viagem, como distâncias e tempo a pé ou de carro, nível de dificuldade dos roteiros e preços praticados pelas agências de turismo da região. Informações gerais sobre telefonia, clima e serviços bancários também fazem parte do periódico, que inclui ainda dicas de segurança e preservação. Toda a complexidade da região é esclarecida em partes que abordam a história, a gastronomia e as tradições regionais, além de descrições detalhadas dos roteiros de trekking pelo Vale do Pati e passeios de uma semana em todo o território, conhecidos como Volta ao Parque.
Com mais de 200 fotos, o guia é repleto de informações detalhadas, essenciais para aqueles que planejam visitar a Chapada Diamantina. “A gente entende que a promoção de um destino é muito mais que mostrar as belezas do local: é ajudar o turista a aproveitar ao máximo a sua viagem, com tranquilidade e segurança. Além disso, quanto mais o viajante conhece as riquezas deste lugar, mais consciência e cuidados ele terá”, explica Branca. Por conta destes aspectos, o Guia estimula os visitantes a conhecerem a região fora da alta temporada e dos feriados prolongados. “Na baixa temporada, o turista vai curtir melhor o lugar e ainda economizar. Outro ponto positivo é que isto ajuda na preservação do local, minimizando o impacto nos atrativos”, pontua a diretora.  
Disponível em inglês e português, o Guia Chapada Diamantina pode ser adquirido pelo sitewww.guiachapadadiamantina.com.br, com entrega em todo o Brasil e exterior; na página oficial no Facebook e em diversos pontos de venda da região. Até 6 de julho de 2016, o frete é grátis para todo o território nacional. O preço sugerido é de R$ 49.
Informações à imprensa:
Louise Pita
(75) 9-98462240 / louise@floracomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário